Hoje é a última participação da nossa 1ª Campanha Apoiamos a Amamentação, nossa participante é a Mamãe de segunda viagem Nádia Lima que escreve no Blog Amor Materno, mamãe da Amanda e do Calebe.
A arte de amamentar por Nádia Lima
Olá!!!
Amamentar sem dúvidas é um processo,que necessita de preparo emocional e físico.Ouvimos falar constantemente da importância para nossos bebês e muitas vezes criamos " vários sonhos" em relação a isso.
Mas,o que acontece de verdade ?
Quando nossos pequenos comilões chegam aos nossos braços,eles de forma incrível e maravilhosa,sugam e sugam a procura de alimento.E nossos seios como ficam?
Algumas mulheres iniciam um processo bem dolorido.Nossos seios são sensíveis,usamos sutiãs confortáveis de tecido macio e dificilmente tomamos banho de sol.
Quando nossos seios são abocanhados por nossos pequenos,iniciam os machucados... Tudo por não pararmos para refletir sobre o assunto antes do nascimento de nossos filhos.Conversar com outras mamães é importante,mas nosso médico obstetra sem dúvidas poderá nos informar melhor sobre o que podemos fazer para evitar essas fissuras.
Existem os cursos para gestantes que orientam e trazem técnicas importantes para quem irá iniciar este processo.
Cuidar da parte física,seja tomando banho de sol,usando um creme,deixando os seios em contato com a camisa,ajudam.Pra mim,isso é um fato e não mito.
E o psicológico como fica ? Assistimos na televisão,lemos em livros e jornais,o quanto é lindo e saudável amamentar,mas é preciso lembrar que vão existir momentos onde não estaremos tão confortáveis e até iremos torcer para que nossos pequenos mamem rapidinho durante aquela madrugada incrível de sono.
Acordar na madrugada,descabelada e caindo de sono é comum para muitas mulheres e acredito ser necessário aceitar que não somos de ferro e que isso pode acontecer...
Já conheci algumas mamães que ficam bem tristes por não conseguirem amamentar de forma calma e sem dor,e acabam desistindo por acreditarem que são "fracas" ou que "não nasceram pra isso".
É preciso nos conscientizarmos que somos todas diferentes e que o tempo,o contato com nosso bebê e a experiência nos ajudarão a encontrar a melhor forma de amamentar e obter satisfação nessa experiência.
Com minha 1º filha,eu sofri muito,meus seios ficaram bem machucados,sangravam enquanto eu amamentava,precisei ficar uns 10 dias sem oferecer o peito para minha pequena.Pensei em desistir...Não entendia,como tantas mulheres conseguiam e eu gritava de tanta dor.O que eu tinha de errado?Nada.O tempo foi a resposta.
Agora,com meu 2º bebê,foi diferente.Meu seio machucou,mas não sangrou,nem precisei pausar.Com um pouco de banho de sol e leitura na internet sobre como posicionar o bebê para amamentar,consegui tornar este momento tão recompensador em um momento também prazeroso.
É puramente recompensador,pois quando pegamos nossos bebês no colo para amamentar,o mantemos bem próximo de nosso corpo,podemos olhá-lo,fazer carinho e ir aumentando os laços de amor. A medida que nossos bebês crescem cheios de saúde e de carinho,surgem em nós um sentimento de satisfação,além de toda economia financeira e aceleração da produção de hormônios que "diminuem" o útero,para que ele retorne ao tamanho normal.
Para finalizar,deixo um trecho do livro " Amamentar,por que não?"
O que as crianças dizem sobre o leite materno :
Uma criança sugerir"mamar" a sua mãe que estava se sentindo mal."Você se sentirá melhor logo,mamãe,ela prometeu.
Preciso dizer algo mais?
Obrigada Nádia pela participação!
beijos
se podemos amamentar sim por que não
ResponderExcluirquero muito amamentar minha filhota
amo amamentar e sou totalmente a favor
lindo fim de semana
http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/
Que prazer temos quando preparamos um jantar para amigos: alimentar as pessoas é mágico. Imagina alimentar um bebê e por meio do seu próprio corpo? Mágico. Adorei o post. Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br
ResponderExcluirQue em seu coração reina td aquilo que vc deseja, pois o Senhor te fará como um jardim regado, plantado e cuidado pelo Espírito dele e fluirá como um manancial de "águas vivas" bjinhos vc é muito especial pra mim.... FELIZ PÁSCOA
ResponderExcluir(`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
«`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
«`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
«`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
«`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
«`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
(¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'
Que legal esse post. Comigo também foi assim! Para amamentar a Clara sofri muito, mas não desisti. Porém a Clara largou o peito com 4 meses, não pude aproveitar tanto esse momento.
ResponderExcluirBeijos e Feliz Páscoa!
Débi