Aborto espontâneo- dor e luto.
imagem google |
Gravidez é um momento lindo e mágico para a mulher, desde o comecinho ela se prepara e sonha para escutar o coraçãozinho do bebê, sentir seus chutinhos e ver seu rostinho. É algo inexplicável o elo entre mãe e bebê, logo após o positivo nosso coração já não nos pertence e já amamos o bebê e o desejamos fortemente. Porém, as vezes, por uma infinidades de questões o sonho de gerar é interrompido por um aborto espontâneo ou retido e nesse momento o que era só alegria passa a ser uma tristeza sem explicação.
A maioria das pessoas que estão próximas as mulheres que sofreram o aborto não entendem o sofrimento, a dor e o luto. Sofri um aborto espontâneo há dois anos, uma dor sem explicação, incompreendida e solitária.
Respeite a dor do próximo, mostre atenção, preocupação... uma futura mamãe que tem o sonho interrompido merece colo e amor, mas todo cuidado na hora de consolar.
- Não diga nada sobre: "você é jovem, logo engravida de novo".
Tudo que não queremos ouvir é sobre nova gravidez, juventude, saúde... Queremos consolo e não premunições de que na próxima vai da tudo certo.
- Não diga nada sobre: "eu tive 5 abortos seguidos e conseguir engravidar"
Oi? Por tudo que é mais sagrado nesse mundo, nesse momento não queremos ouvir sobre suas percas e nem as percas da sobrinha da vizinha da melhor amiga da sua tia.
- Não diga nada sobre: " a dor logo passa"
Não queremos que ela passe, queremos poder sentir a dor. Parece estranho, mas é exatamente isso que desejamos.
- Não diga nada sobre: "você estava tão bem o que aconteceu?
Não temos bola de cristal para saber o que aconteceu e muito menos queremos saber, quem sabe depois de algum tempo.
- Por último, não ignore a dor.
O melhor mesmo é oferecer amor, dê atenção, enxugue as lágrimas, abrace, mostre respeito pela dor e só depois com o tempo fale, prefira escutar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!